Você está visualizando atualmente O mundo do cinema e o mercado financeiro: 8 filmes para inspirar investidores
O mundo do cinema e o mercado financeiro: 8 filmes para inspirar investidores

O mundo do cinema e o mercado financeiro: 8 filmes para inspirar investidores

Independentemente da veracidade do enredo do filme, ou mesmo do tema que ele aborda, o cinema sempre pode trazer lições importantes ao seu público. Na área do mercado financeiro não é diferente. Confira abaixo nossa lista com grandes produções — envolvendo atores consagrados como Leonardo DiCaprio e Christian Bale — ambientadas no universo das finanças e economia!

  1. The Big Short (A grande aposta) – 2015

    A crise financeira de 2008 nos Estados Unidos, desencadeou um dos maiores colapsos econômicos de amplitude global. O filme retrata as ações e estratégias de diversos investidores para lidar com o problema, enfrentando perdas e ganhos para sobreviverem ao caos instaurado.

    Pressupondo a possível quebra do sistema imobiliário daquele ano, o investidor Michael Burry toma uma decisão arriscada. Entre embates, oportunidades e conhecimento de mercado, o filme mostra a atuação dos mais variados perfis de investidores tentando superar uma das maiores crises financeiras da história.

  2. The Wolf of Wall Street (O Lobo de Wall Street) – 2013

    Possivelmente o mais conhecido entre os filmes sobre o mercado financeiro, O Lobo de Wall Street é recomendando para iniciantes e também veteranos. O roteiro de Terence Winter conta com dois personagens centrais, donos de duas personalidades bem distintas e em diferentes estágios da vida como investidores.

    De um lado, um ambicioso em início de carreira, de outro, uma figura inescrupulosa e experiente. O cenário do filme é a Wall Street, lendária Bolsa de Valores de Nova Iorque — palco de grandes decisões e movimentações de investimentos com impacto no mundo inteiro.

  3. Freakonomics – 2010

    O filme documentário é uma adaptação do livro de Steven Levitt e Stephen Dubner, best-seller com mais de quatro milhões de cópias vendidas. Com narração de Levitt, no enredo, uma abordagem sobre a economia e seus impactos na vida cotidiana, que envolve o comportamento de motivação das pessoas comuns quando o assunto é finanças.

  4. Money Dopers, a jornada do fracasso – 2021

    Mais um documentário, porém focado na atuação dos traders na venda de cursos que ensinam como ficar milionário com a prática de day trade. Em 34 minutos, as filmagens mostram a história de um vendedor e seu sucesso com ganhos na bolsa de valores, abrindo debates entre especialistas sobre os riscos dessa estratégia.

  5. Crypto – 2019

    O mercado das criptomoedas retratado em uma trama que conta a história de um contador que descobre uma suspeita relação entre uma galeria de arte e uma conspiração internacional. Assim, ele começa a investigar uma rede de corrupção em Nova Iorque envolvendo criptos e pessoas influentes da cidade.

  6. Margin Call: O dia antes do fim – 2011

    Quando os profissionais de uma corretora são demitidos massivamente, um dos funcionários do setor de riscos recebe do antigo chefe um pen drive com conteúdo misterioso.

    Ao verificar o arquivo, ele descobre uma análise em andamento sobre a volatilidade da empresa e os riscos assumidos, muito acima da média. A companhia pode falir a qualquer momento, o que leva à convocação de todos os envolvidos, inclusive o dono da corporação, para juntos encontrarem uma saída.

  7. Becoming Warren Buffett – 2017

    A trajetória de uns dos mais bem-sucedidos e importantes financistas do planeta, o megainvestidor Warren Buffett, retratada nesse documentário realizado pela HBO.

    O filme aborda a vida e a carreira de uma figura lendária, como homem de negócios, investidor e filantropo, com relatos de amigos, familiares, parceiros e colegas da infância à vida adulta.

    Com foco nos resultados que ele alcançou utilizando a estratégia de value investing (investimento em valor, em português), o documentário é uma verdadeira aula para quem busca se inspirar no comportamento e decisões de quem tem perícia no assunto.

  8. À caça de Madoff (Chasing Madoff) – 2010

    Após quase 20 anos ludibriando milhares de investidores, uma fraude financeira atingiu a casa dos US$ 64 milhões. O documentário mostra as investigações que culminaram na prisão de Bernard Madoff, o homem por trás de um dos maiores golpes financeiros, um criminoso dono de um esquema de pirâmide financeira.

    Dividido em quatro episódios que entrevistam ex-funcionários, investidores, especialistas do mercado, o filme acompanha as investigações comandadas por Harry Markopolos e que levaram à prisão de Bernie Madoff, morto na cadeia aos 82 anos, em 2020.

    A reprodução do conteúdo é permitida mediante a divulgação integral do URL https://economia24h.com.br/como fonte. Não são permitidas abreviações ou variações. O não cumprimento desta diretriz poderá resultar em processos legais conforme previsto pela lei.

    Economia 24h
    Notícias e Análises Financeiras em Tempo Real

    Instagram