Você está visualizando atualmente Receita Federal abre consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda
Receita Federal abre consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda

Receita Federal abre consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda

Na terça-feira, 24 de outubro, a Receita Federal abre a possibilidade de consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Para os 354.509 contribuintes contemplados, o crédito bancário será efetuado no dia 31 de outubro, totalizando a cifra impressionante de R$ 643.259.756,29.

É importante destacar que, do montante total, R$ 427.280.878,46 destinam-se a contribuintes com prioridade, compreendendo 6.106 idosos com mais de 80 anos, 54.438 indivíduos entre 60 e 79 anos, 6.491 contribuintes com deficiência física ou mental ou acometidos por moléstia grave, além de 16.874 professores cuja principal fonte de renda é o magistério. Adicionalmente, 119.040 contribuintes que não possuem prioridade legal foram agraciados com a restituição devido ao uso da declaração pré-preenchida ou por optarem pelo recebimento via PIX. Outros 151.560 contribuintes não prioritários também estão na lista dos beneficiados.

Para verificar se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.

É relevante salientar que a restituição será depositada na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, seja de forma direta ou por indicação de chave PIX. Caso haja algum impedimento, como a conta informada estar desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil.

Nesse contexto, os cidadãos têm a opção de reagendar o crédito de forma ágil e descomplicada, seja através do Portal BB ou contatando a Central de Relacionamento BB pelos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

No entanto, é fundamental ressaltar que caso o contribuinte não retire o valor da restituição no prazo de 1 ano, será necessário requerê-lo por meio do Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos Meu Imposto de Renda” e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Esse lote residual de restituição ocorre após o encerramento dos lotes regulares do IRPF 2023 e é destinado a restituições que foram processadas posteriormente, devido a retificações ou outras correções na declaração.

A reprodução do conteúdo é permitida mediante a divulgação integral do URL https://economia24h.com.br/como fonte. Não são permitidas abreviações ou variações. O não cumprimento desta diretriz poderá resultar em processos legais conforme previsto pela lei.

Economia 24h
Notícias e Análises Financeiras em Tempo Real

Instagram