Você está visualizando atualmente Novo Presidente caixa assume compromisso de crescimento econômico e desenvolvimento social
Novo Presidente caixa assume compromisso de crescimento econômico e desenvolvimento social

Novo Presidente caixa assume compromisso de crescimento econômico e desenvolvimento social

Na quinta-feira (9), o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes tomou posse como o novo presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), sucedendo Rita Serrano, demitida em outubro. Em seu discurso, Vieira comprometeu-se a fazer da Caixa um catalisador de crescimento econômico e desenvolvimento social, conforme acordado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“É nossa tarefa construir o futuro desta organização essencial para um país diverso, em busca de novas perspectivas econômicas, sociais e ambientais”, destacou Vieira.

Ele enfatizou o papel da Caixa no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e seu compromisso com iniciativas como o Bolsa Família e o Desenrola Brasil para facilitar o pagamento de dívidas. Vieira ressaltou a reviravolta positiva na economia, citando o crescimento do PIB para cerca de 3% no ano.

Vieira expressou abertura ao diálogo com parlamentares e agradeceu à antecessora, Rita Serrano, pelo trabalho de dez meses que trouxe a empresa de volta a patamares desejados. A troca de comando ocorre em meio aos esforços do governo federal para ampliar o apoio no Congresso Nacional, com Vieira associado ao presidente da Câmara, Arthur Lira.

Foco em Políticas Habitacionais e FGTS:

Durante a cerimônia, representantes de movimentos sociais e da indústria destacaram a importância da Caixa na política habitacional. Maria de Lourdes Lopes, do Movimento Nacional de Luta pela Moradia, espera que Vieira mantenha o compromisso nessa área.

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil, Renato Correia, destaca a necessidade de foco no uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) no financiamento habitacional, ideia apoiada por Vieira, que defende o FGTS como o principal financiador para destinos relacionados à casa própria.

Dario Durigan, secretário-executivo do Ministério da Fazenda, enfatizou o papel da Caixa em políticas públicas e a importância de enfrentar o déficit habitacional.

Perfil do Novo Presidente:

Natural da Paraíba, Carlos Vieira é servidor da Caixa há 41 anos, com passagens pela BRB Financeira e pela presidência da Fundação dos Economiários Federais. Sua experiência inclui participação nos ministérios das Cidades e da Integração Nacional no governo Dilma Rousseff (2014-2015).

A reprodução do conteúdo é permitida mediante a divulgação integral do URL https://economia24h.com.br/como fonte. Não são permitidas abreviações ou variações. O não cumprimento desta diretriz poderá resultar em processos legais conforme previsto pela lei.

Economia 24h
Notícias e Análises Financeiras em Tempo Real

Instagram