Você está visualizando atualmente A partir de 2024 imposto de importação para carros elétricos será retomado
A partir de 2024 imposto de importação para carros elétricos será retomado

A partir de 2024 imposto de importação para carros elétricos será retomado

A partir de janeiro de 2024, carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in adquiridos no exterior enfrentarão novamente o Imposto de Importação no Brasil. O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior aprovou essa decisão na sexta-feira (10), visando fortalecer a indústria nacional e impulsionar a descarbonização da frota brasileira.

As alíquotas, gradualmente ajustadas até julho de 2026, começarão em 10% para carros elétricos, 12% para híbridos e híbridos plug-in em janeiro de 2024. O objetivo é desenvolver a cadeia produtiva do setor e promover a sustentabilidade.

Categorias específicas, como caminhões elétricos, terão uma retomada mais rápida, atingindo 35% em julho de 2024, devido à produção nacional suficiente. Cotas para importações isentas serão detalhadas em dezembro, com o governo visando equilibrar o apoio a novos importadores e o crescimento da indústria nacional de veículos elétricos.

A reprodução do conteúdo é permitida mediante a divulgação integral do URL https://economia24h.com.br/como fonte. Não são permitidas abreviações ou variações. O não cumprimento desta diretriz poderá resultar em processos legais conforme previsto pela lei.

Economia 24h
Notícias e Análises Financeiras em Tempo Real

Instagram