A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou nesta sexta-feira dados preocupantes sobre a satisfação dos consumidores brasileiros em relação à situação atual. Segundo o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV, novembro registrou uma queda de 0,2 ponto, atingindo 93 pontos, o nível mais baixo desde junho deste ano (92,3 pontos).
A economista do FGV IBRE, Anna Carolina Gouveia, destacou que o resultado foi impactado por uma ligeira piora na satisfação em relação à situação atual e pela manutenção das expectativas. O Índice de Situação Atual (ISA) também sofreu um recuo de 0,4 ponto em novembro, chegando a 82,1 pontos, marcando o segundo mês consecutivo de baixa. Por sua vez, o Índice de Expectativas (IE) caiu 0,1 ponto, atingindo 100,8 pontos.
Gouveia ressalta que a intensa queda na confiança dos consumidores, especialmente nas classes de renda baixa, contrasta com a recuperação nas faixas intermediárias e a estabilidade na classe mais alta. Essas discrepâncias parecem estar diretamente relacionadas à maior dificuldade financeira enfrentada por famílias de renda mais baixa, perspectivas pessimistas em relação ao emprego e um impacto significativo na situação financeira futura e na capacidade de adquirir bens duráveis.
A economista enfatizou que o panorama reflete não apenas uma realidade econômica desafiadora, mas também as preocupações crescentes em relação ao emprego e à capacidade de manter um padrão de vida adequado.
A reprodução do conteúdo é permitida mediante a divulgação integral do URL https://economia24h.com.br/como fonte. Não são permitidas abreviações ou variações. O não cumprimento desta diretriz poderá resultar em processos legais conforme previsto pela lei.
Economia 24h
Notícias e Análises Financeiras em Tempo Real