Você está visualizando atualmente Aposentados e pensionistas do INSS terão redução nas taxas de juros em empréstimos consignados

Aposentados e pensionistas do INSS terão redução nas taxas de juros em empréstimos consignados

O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) tomou uma decisão que trará alívio financeiro para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Por uma esmagadora maioria de 14 votos a 1, o CNPS aprovou a redução das taxas de juros para empréstimos consignados. A partir da publicação da instrução normativa no Diário Oficial da União, prevista para a próxima segunda-feira, 16 de outubro, os segurados do INSS pagarão menos em futuras operações de crédito consignado.

A mudança mais significativa é a redução do limite de juros de 1,91% ao mês para 1,84% ao mês, representando uma diminuição de 0,07 ponto percentual. Este nível estava em vigor desde agosto e será substituído pelo novo teto de juros, tornando os empréstimos consignados mais acessíveis para os beneficiários.

Além disso, o teto dos juros para o cartão de crédito consignado também será reduzido, de 2,83% para 2,73% ao mês, impactando positivamente aqueles que utilizam essa modalidade de crédito.

Essas medidas, propostas pelo próprio governo, entram em vigor cinco dias após a publicação da instrução normativa no Diário Oficial da União, trazendo benefícios imediatos aos segurados do INSS.

A justificativa para essa redução nas taxas de juros foi o corte de 0,5 ponto percentual na Taxa Selic, que são os juros básicos da economia. No final de setembro, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central optou por reduzir os juros básicos de 13,25% para 12,75% ao ano, impactando positivamente as taxas de juros em todo o mercado financeiro.

A reprodução do conteúdo é permitida mediante a divulgação integral do URL https://economia24h.com.br/ como fonte. Não são permitidas abreviações ou variações. O não cumprimento desta diretriz poderá resultar em processos legais conforme previsto pela lei.

Economia 24h
Notícias e Análises Financeiras em Tempo Real

Instagram